Acessibilidade vira pauta nas mídias digitais

Google e Apple lançam adaptações para portadores de deficiência

A inclusão é, cada vez mais, uma prioridade mundial. Pensando nisso, o Google Maps resolveu modificar-se: existe uma opção acessível para pessoas com cadeira de rodas. Você escolhe um trajeto normalmente, e acessa o ícone “opções”. Depois, é só clicar em “rotas” e escolher as que tem todo o suporte para cadeirantes. Por enquanto, só funciona em Londres, Nova York, Tóquio, Cidade do México, Boston e Sydney, mas o objetivo da empresa é expandir para outras cidades. 
A Apple também não ficou atrás. Com foco na representatividade, decidiram inovar nos emojis, com pessoas em cadeiras de rodas, orelhas com aparelhos auditivos e até um cão guia! O projeto, desenvolvido com o apoio do Conselho Americano de Cegos, a Fundação da Paralisia Cerebral e a Associação Nacional dos Surdos, conta com 13 emojis. A empresa reconhece que as imagens não representam a experiência dessas pessoas com deficiência, mas que este ato “ajuda a preencher uma lacuna significativa e proporciona uma experiência mais abrangente para todos”. 
As inovações ainda não estão disponíveis para o sistema Android, e não têm previsão para lançamento. Os emojis serão liberados para o uso do público apenas em 2019. E você, o que faz para ajudar na inclusão das pessoas com deficiência? 

Heloise Meirelles é
Social Media na W3.0